COMPARTILHAR

A jovem arqueira palmeirense Yohana Lazarova disputa a partir deste sábado (3) o Campeonato Brasileiro Cadete, no Solar das Andorinhas, em Campinas (SP). Uma das principais atletas do tiro com arco paulista, a palestrina de 15 anos estará ao lado de 11 adversárias na categoria Recurvo Feminino, em seu terceiro Brasileiro de Base na carreira.

O treino oficial será realizado no sábado (3) para os competidores conhecerem o local de prova e as condições climáticas. A etapa qualificatória ocorre no dia seguinte. No caso de Yohana, serão duas rodadas de 36 disparos cada, a 60 metros do alvo, com pontuação máxima de 720 pontos no total. Os combates individuais até as semifinais serão na segunda-feira (5), e as brigas por medalhas, na terça (6).

A arqueira do Palmeiras/Raycon competirá com atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Ao todo, 93 garotos e garotas estão inscritos neste Campeonato Brasileiro de Base. Na edição de 2015, em Maricá (RJ), Yohana também participou da classe Recurvo Feminino Cadete e terminou na nona colocação. Na fase de classificação, ela anotou 521 pontos, quebrando o recorde pessoal na carreira.

No último mês, a representante palestrina conseguiu repetir a marca na décima etapa do Paulista Outdoor, que, inclusive, também foi realizada no Solar das Andorinhas, em Campinas. Arqueira há quatro anos e desde sempre no Verdão, ela almeja uma evolução neste nacional. “Para este Brasileiro, eu espero um melhor resultado em relação aos últimos, até porque o local já é conhecido e creio que estou preparada o suficiente para conseguir atingir uma boa pontuação”, disse.

Yohana já acumula títulos e medalhas no tiro com arco apesar da pouca idade. Em 2014, a palmeirense foi campeã do Paulista Outdoor e do Paulista Indoor, na categoria Recurvo Feminino Infantil. Já em 2015, ela conquistou o bronze de ambos os torneios, na classe Recurvo Feminino Cadete. Na atual temporada, a caçula alviverde também briga pelos títulos das duas competições.